Claro que o título desse post faz referência a imagem da cruz no alto da Igreja Matriz, no centro de Santiago. Mas, a julgar pelo passarinho assentado junto ao símbolo religioso, não é difícil de imaginar se o pequeno também não estaria em busca de um pouco de fé e religiosidade.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
sábado, 10 de novembro de 2007
Uma visão da Getúlio Vargas
Uma outra visão da Rua dos Poetas
Uma visão da "Casinha do Papai Noel"...
Uma visão do QG
Esse aí o monumento feito em homanagem aos expedicionários brasileiros, que lutaram na II Guerra Mundial. Trata-se de uma estilização em latão, feita pelo artista Oracy Dornelles. Ao fundo, o QG (Quartel General) da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O monumento é localizado na praça Franklin Frota, no centro da cidade.
Uma outra visão do Don Nilton...
Um visão do recinto da (antiga) RFFSA
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Uma visão da rua Venâncio Ayres
Uma visão do Hotel Viero
Uma visão da URI...
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Uma visão da igreja do Boqueirão
Uma visão do distrito de Boqueirão...
Uma visão da avenida Pinheiro Machado
domingo, 26 de agosto de 2007
Uma visão da ponte seca
Uma visão do calçadão de Santiago-RS
Uma visão do edifício Dom Nilton
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Uma visão da Prefeitura de Santiago
Esse é o prédio da Prefeitura de minha cidade de Santiago, localizada na avenida Tito Beccon, em frente a praça Moisés Viana. Toda essa área aí é chamada de "Largo 4 de Janeiro", em homenagem ao dia do aniversário do município. O monumento em forma de pirâmide ao lado, como já foi escrito aqui, foi inaugurado em 1984, data em que Santiago comemorava os seus 100 anos de emancipação político-administrativa e simboliza um "100". A pirâmide é o "1" e as correntes os "zeros".
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Uma Visão do bairro Itu (ou Vila Itu)
segunda-feira, 30 de julho de 2007
Uma visão do Cine Neno
Eu sei, estou sendo saudasista no título desse post. O prédio aí acima, na verdade, é onde funciona a boate Chaparral, que outrora era o Cine Neno, um dos maiores espaços culturais do interior do Estado. Um cinema com mais de 1.500 lugares. Houve uma época em que o prédio se chamou Casa de Cultura, em cujo palco brilharam grandes artistas nacionais e locais. A Casa de Cultura tinha cinema, teatro, shows. Hoje, não tem nada....triste isso...
Uma visão da santa padroeira
Uma visão da torre da CRT
Uma visão (de dois ângulos) da Tito Beccon
Na segunda foto, dá para ver claramente a fachada das lojas Requinte Modas, Benoit, na esquina o Posto Texaco, o prédio do Centro Materno Infantil e lááá em cim na ponte, um prédio amarelo: é o prédio da família Zago, citado em post anterior, localizado na esquina entre a Tito Beccon e a Pinheiro Machado.
Uma visão do Hotel Vila Rica
Uma visão do prédio da Caixa Econômica Federal
Uma visão da "antiga rodoviária"...
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Uma visão do casarão da família Zago

segunda-feira, 23 de julho de 2007
Uma visão do pórtico de entrada de Santiago...
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Uma visão do monumento da praça
Essa é uma visão do monumento de Nossa Senhora da Conceição, na praça Moysés Viana, que fica bem no centro da praça. O monumento foi baseado num desenho do artista Oracy Dornelles é construído pelo arquiteto Mário Fávero (se estes dados estiverem incorretos, estejam à vontade para me corrigir, mas creio que é isso..)
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Uma visão do calçadão de Santiago...
Essa é uma visão parcial da segunda quadra do calçadão de minha cidade. O edifício Dom Nilton, que pode ser visto atrás daquela palmeira está sendo pintado atualmente. A foto aí é tão fresca quanto a tinta e foi tirada na manhã deste dia 06 de julho, por volta das 8h. Ao fundo, nota-se o edifício Centenário. No nosso calçadão, ao contrário de Santa Maria e Porto Alegre, por exemplo, existe o tráfego de veículos. É o "coração de Santiago", afinal, concentra uma parcela considerável do comércio local e é um ponto de passeio.
quarta-feira, 4 de julho de 2007
Uma visão noturna da "Rua dos Poetas"...
Essa aí é a rua Venâncio Ayres, no centro de Santiago, que recebeu o apelido de Rua dos Poetas. A rua dá acesso ao calçadão de Santiago e está ornamentada com luminárias, bancos e lixeiras estilizadas. Em breve, serão construídos monumentos em homenagem a escritores como Caio Fernando Abreu e outros.
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Uma visão do "Oásis" de Caio Fernando Abreu...
Eis o portão da Artilharia, um dos maiores quartéis de Santiago, localizado na rua Pedro Palmeiro. Porém, essa visão frontal do portão é proporcionada em toda a extensão da rua Duque de Caxias. No livro "O Ovo Apunhalado", o escritor santiaguense Caio Fernando Abreu lembra de uma passagem de sua infância. Morador dessa rua, ele costumava brincar com os amigos, fingindo que o portão do quartel era um "oásis". Que o "avião" deles havia caído naquele deserto. (bem, comparando Santiago de agora, com a da época da infância do Caio, essa rua era mesmo um deserto). Eles caminhavam pela rua, sedentos. Enxergavam miragens, se arrastavam, quase morriam. Até que chegavam ao "Oásis", onde matavam a sede e, de quebra, encontravam as partes que faltavam em seu avião. Pronto, agora é só montá-lo e voltar para casa. Estavam salvos...
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Uma Visão central de Santiago
Uma visão (Wide-Screen) da Estação Férrea
segunda-feira, 25 de junho de 2007
Uma visão do interior...
Uma visão da URI...
Uma visão da "pororoca" urbana...
Uma visão de pontos históricos...
Nesta foto, você pode visualizar nada mais do que seis pontos históricos de Santiago. No canto inferior esquerdo, a residência dos generais. No canto inferior direito, uma pontinha da praça Moisés Vianna. O prédio de cor amarela é de propriedade da família Zago, construído em meados do século passado. Ao lado, o histórico Hotel Viero. Logo atrás, o edifício Piccoli (prédio verde), o primeiro construído em Santiago. No canto superior esquerdo o terreno onde costumeiramente são montados parques e circos quando vem ao município. Agora, o detalhe da foto, que eu gosto: a enorme carnaúba em frente a Prefeitura Municipal (dá para ver uma pontinha do monumento do Centenário, logo ao lado).
Uma visão da Igreja de Vila Betânia
Ok. Eu sei que já é mais uma foto de igreja que eu coloco. Mas, vamos lá: essa é a igreja de Vila Betânia, localizada há 05 quilômetros de Santiago. A imagem que aparece à frente é de São Cristóvão, padroeiro dos colonos e motoristas. É nessa localidade que acontece uma grande festa, anualmente, em honra ao padroeiro e também aos colonos e motoristas, com a participação de milhares de pessoas. Neste ano, a festa irá acontecer nos dias 14 e 15 de julho.
Uma visão da Rua dos Poetas...
Essa é uma visão da Rua dos Poetas, que está sendo construída em Santiago. Na verdade, é a rua Venâncio Aires. Rua dos Poetas será um apelido para a rua onde, casualmente, residiram alguns dos maiores artistas de Santiago como Caio Fernando Abreu, Aureliano de Figueiredo Pinto, Arno Giesler, Jaime Pinto e onde reside Oracy Dornelles.
Uma visão de Ernesto Alves
Essa é uma bela foto do distrito turístico de Ernesto Alves, com seus cerros e rio. Uma foto embeleza pela tonalidade do verde ainda é, felizmente, uma cor predominante por estas bandas. Devo informar que esta foto não é de minha autoria e, sim, de Lidiane Brandolff, minha ex-namorada, com quem compartilhava a paixão pela arte de fotografar. Sem dúvida, uma bela imagem....
Uma visão do Sindacta

Você conhece o Sindacta? Já esteve lá? É bem possível que não, afinal de contas, é uma área militar. Lá está localizado um radar controlador de vôo. Ouvi dizer que, igual a esse que temos aqui em Santiago, só há outros dois no Rio Grande do Sul. Um em Canoas e outro em Canguçu. O nosso é responsável por controlar o tráfego aéreo da fronteira. Dizem que é tecnologia francesa e capta todo e qualquer objeto que levantar vôo em toda a região. Só não serve para captar os discos voadores que, vez por outra, são avistados por aqui...
Uma visão do monumento do centenário...

Este é o monumento feito em homenagem ao Centenário de Santiago, transcorrido no ano de 1984. O monumento embeleza o Largo 4 de Janeiro, em frente a Prefeitura Municipal. Foi idealizado pelo artista Oracy Dornelles. A pirâmide representa o 1 e as correntes os dois zeros (de 100). Esta foto capta um ângulo de baixo para cima do monumento. Particularmente, gosto dele, pois lembra uma pirâmide. Sabendo que o artista Oracy Dornelles é bastante místico e aprecia a história do Egito, tenho certeza de que as pirâmides do Egito realmente foram a sua inspiração para esta obra.
Uma visão da igreja de Ernesto Alves...
Uma visão da torre da igreja

Assinar:
Postagens (Atom)