terça-feira, 13 de maio de 2008

Do arquivo: visão de um santiaguense lembrando da Santiago de sua infância...


Fiz essa foto no ano de 2002, quando o escritor Adelmo Simas Genro esteve visitando Santiago para lançar um livro. Estava cruzando pelo calçadão e o vi, ao lado das professoras Enadir Vielmo e Dirce Brum. Vi que seus olhos não enxergavam a mesma paisagem que os demais. Afinal, há décadas atrás nada do que hoje é o calçadão existia. Notei que ele encontrava-se numa viagem no tempo. Logo, imaginei que estivesse relembrando os tempos de moço quando aqui viveu. E, assim, corri para pegar uma câmera e retornar a fim de eternizar aquela imagem, de Adelmo e suas reminiscências...

O que dizer de Adelmo Simas Genro? Pai do ilustre Tarso Genro, um dos maiores líderes políticos desse país. Como advogado, Adelmo era representante e patrono da justiça. Escritor, autor de vários livros. Político, foi vereador e vice-prefeito pelo PTB. Historiador, foi a memória viva de uma época onde as leis eram mais justas, os escritores eram mais engajados e os políticos eram mais idealistas. Além de tantos predicados, veja só, Adelmo Simas Genro era santiaguense. E isso era algo digno de destacar em seu currículo. Genro amava Santiago e fazia questão de, vez por outra, lançar os seus livros por aqui.. O histórico Adelmo Simas Genro, que tanto lutou pela justiça, igualdade e pela cultura, faleceu um ano depois, em 2003, justamente numa data história para o Brasil, 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

2 comentários:

Vinicius disse...

Moro em Curitiba a 35 anos. Sou de Santiago, do calçadão da Rua dos Poetas. Sempre que posso leio notícias e curiosidades sobre a minha terra querida. Passei em seu blog para conhecer e ver as imagens de Santigo. Gostei muito da sua página, principalmente das fotos dos lugares que fizeram parte de minha infância. Vi a foto do poeta Adelmo Genro, e aproveito para mandar uma poesia sua publicada a algum tempo na ZERO HORA. Um grande abraço de seu conterrâneo Sergio Mendes Tambara.

Retrospecto
de: Adelmo Simas Genro

Santiago dos amores juvenis
das tardes mormacentas
dos janeiros,
eu quero ter presente
os teus perfis:
a praça, a velha praça dos coqueiros...

As ruas empoeiradas
da avenida,
caladas assistentes dos anseios,
das grandes emoções,
da minha vida
vivida nos eternos devaneios.

Andante
neste mundo de lembranças,
caminho, pés descalços sobre o
chão.
De novo tenho sonhos de criança...

E a terra,
que cresceu no seu destino, adulta de memória e coração,
não sabe
que fiquei sempre menino.

ZecAmaral disse...

Parabéns pelo Blog,...também sou Santiaguense,...pertenço a familia Amaral pelo lado aterno e Silveira pelo lado paterno,...mas moro em São Borja desde 1 ano de idade,...sempre quando posso vou até a minha terra natalonde visito o meu primo Maneco Amaral,...vendo a foto da antiga estação férrea lembrei que já passei por ali junto com o Manéco quando éramos pia.Abração Bewm cinchado!!